DE UM LADO E DE OUTRO

2017 | TRAÇA/ALK
From one side and the other


















De um lado e de outro. Capturando ou sendo capturados. Há algo de nós que se revê nestas imagens, tanto a registar banalidades com ternura e missão de arquivista, como nos gestos atrapalhados ou exageradamente medidos que denunciam a presença estranha deste objecto com que tentamos fixar a vida. E estas pessoas oferecem-nos assim sem preconceitos nem medos os fragmentos de um período das suas vidas para que façamos deles o que entendermos. Mas como prevalece a sensação de que estamos a invadir a intimidade de uma família, pareceu-nos que o mais adequado seria colocarmo-nos no mesmo plano de exposição, de fragilidade e de intimidade que aquelas imagens nos oferecem. Assim, começamos por pensar o projecto como um modo de esquecimento, a tentativa de uma escrita hesitante, "caseira" no limiar da premeditação e da aleatoriedade. Como se nos quiséssemos aproximar do simples prazer da captura, numa quase ausência de técnica que tem o defeito, ou talvez a virtude, de revelar sempre mais do que aquilo que pensamos estar a revelar. E colocando-nos num lugar de mediação, vamos partilhando o percurso do nosso olhar sobre as imagens. Tudo isto, confundindo os olhares de quem captura com os de quem é capturado, numa tensão que aproxima a vida deles da nossa, da de outros e de ninguém.


Concepção e performance / Creation and performance Sofia Dias & Vítor Roriz
Som / Sound Sofia Dias 
Produção / Production S&V
Agradecimentos / Acknowledgments Christiane Jatahy, Alex Cassal, Isabel Abreu, Raquel André, Miguel Aguiar.




A TRAÇA é uma mostra de filmes de família, organizada desde 2015 pelo Arquivo Municipal de Lisboa – Videoteca, que através de imagens privadas e individuais, procura construir uma outra história da cidade, feita de memórias e vivências de quem a habita.
Em cada edição, a TRAÇA tem um formato diferente e ocupa um local sempre distinto, adaptando-se ao bairro que a recebe. Há, contudo, dois princípios que se repetem: por um lado, uma série de artistas são convidados a trabalhar a partir da coleção de filmes amadores e de família do AML – Videoteca, criando com estes novos objetos artísticos; por outro lado, a Mostra exibe as imagens em estado bruto, ao mesmo tempo que junta convidados nacionais e internacionais que estejam a trabalhar a partir de arquivos da mesma natureza nas suas cidades.
Para a primeira edição, em 2015, a TRAÇA convidou sete realizadores portugueses para criarem um filme a partir dos filmes de família.
A 2ª edição da TRAÇA, a acontecer em outubro de 2017, em vários espaços é co-programada pelo Alkantara e dedicada ao encontro com as artes performativas. Seis artistas convidados produzem peças originais a partir da coleção de filmes de família do Arquivo Municipal de Lisboa – Videoteca, peças a apresentar em estreia absoluta em vários locais habitados pela comunidade do Bairro da Madragoa.
Os seis artistas envolvidos são Alex Cassal, Isabel Abreu, Raquel André, Sofia Dinger, Sofia Dias & Vítor Roriz e Silva Melo & Miguel Aguiar.  



The 2nd edition of TRAÇA is co-programmed by Alkantara and will be dedicated to meeting the performing arts. Six artists will be invited to produce original projects from the collection of the Lisbon City hall Archives – Video library, projects to be presented in several places of Madragoa district.
TRAÇA is a screening show of family films, organized since 2015 by the Lisbon City hall Arquivo Municipal de Lisboa – Videoteca that through private and individual images, seeks to build another history of the city, made of memories and experiences of its inhabitants.
The six artists involved – Alex Cassal, Isabel Abreu, Raquel André, Sofia Dinger, Sofia Dias & Vítor Roriz and Silva Melo & Miguel Abreu -, participated in a creative lab with director Christiane Jatahy in April and have been working since then to present new creations in 13, 14 and 15 of October during Traça – Mostra de Filmes de Arquivos Familiares, dedicated to the neighbourhood of Madragoa.